Como lidar com as frustrações?

Como lidar com as frustrações

Frustração e raiva são emoções fundamentais que todos nós experimentamos de tempos em tempos. A partir de uma idade muito precoce, as pessoas aprendem a expressar frustração copiando o comportamento que enxergam ao seu redor, como a agressividade por exemplo.

Todos nós sofremos de frustrações, e ser capaz de lidar eficazmente com este problema é uma habilidade muito interessante para se desenvolver. É preciso aprender a controlar a frustração para que este não tome o controle. Quer saber como? Acompanhe.

Como superar a frustração – uma perspectiva psicológica

Tentar ignorar como você se sente não só pode piorar as coisas, mas também contribui ainda mais para a frustração. Isso ocorre porque sempre que você continua a fazer algo que não satisfaz suas necessidades, começa a se sentir frustrado com seus esforços, porque nada do que você faz parece funcionar.

Se você ignorar essa frustração, em seguida a dor causada pelos sentimentos iniciais vai intensificar, o que, se não controlada, pode levar à depressão.

Portanto, a mensagem subjacente da frustração é: se algo não está funcionando para satisfazer seus anseios, tente outra coisa, de outro jeito, com outra abordagem.

Caso contrário, se você continuar fazendo o que está fazendo, sempre da mesma forma, o sofrimento por conta das suas necessidades não satisfeitas pode tornar-se tão grande que você ficará incapaz de resolver sozinho.

É por isso que, assim como todos os outros sentimentos, é importante ouvir a frustração, porque ela lhe diz como você pode viver uma vida mais satisfatória e gratificante.

4 passos para eliminar a frustração

Siga as seguintes diretrizes recomendadas por psicólogos para ajudar a superar e responder apropriadamente ao sentimento de frustração. Com a prática, os passos ficam cada vez mais fáceis, e os resultados, ainda melhores.

1. Lembre-se do seu significado

O sentimento de frustração serve para comunicar que o que você está fazendo atualmente para satisfazer uma necessidade não está funcionando, e por isso deve tentar uma abordagem diferente.

2. Identifique o sentimento

A frustração faz você sentir como se tivesse pouco ou nenhum controle sobre sua própria situação e ambiente. Também é comum você querer desistir, pois nada parece estar dando resultado. Medo e raiva são dois sentimentos comuns que estão associados com a frustração.

3. Descubra a causa

Se você está se sentindo frustrado, pergunte-se “O que estou fazendo que não está funcionando?”.

4. Tome uma atitude para transformar seus sentimentos

Para eliminar a frustração, você precisa fazer algo que satisfaça uma necessidade. Para isso, primeiro determine qual sentimento ou sentimentos estão atualmente causando a frustração, para então determinar a mensagem eles estão tentando comunicar a você.

Alguns dos sentimentos que podem levar à frustração e à possível mensagem que podem estar passando, estão:

  • Tédio (necessidade de estímulo mental)
  • Raiva (sensação de que algo é injusto)
  • Medo (você se sente ameaçado por algo)
  • Tristeza (você não está feliz com a maneira como as coisas são)
  • Solidão (a necessidade de estar com os outros)
  • Estresse (você precisa de um tempo livre para relaxar)
  • Inadequação (você não se sentir confiante em suas habilidades)

O que fazer se nada disso funcionar?

Para ajudar a entender e eliminar suas frustrações, você sempre poderá contar com o auxílio de um psicólogo. De forma imparcial e livre de qualquer senso de julgamento, o profissional será capaz de abordar de maneira objetiva o que lhe perturba, para em seguida, desenhar um plano de ação para eliminar suas frustrações.

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.